Não vejo meus cabelos mudar de tamanho!
Muitos questionamentos entre as mulheres é a falta de crescimento dos cabelos. Para melhor entendermos o processo de desenvolvimento dos cabelos, devemos entender sua estrutura e funcionalidade.
O cabelo tem ciclos que são divididos em; fase de desenvolvimento, repouse e queda, que são; anágena, catágena, e telógena.
- Anágena é a fase do desenvolvimento (crescimento) onde o fio cresce continuamente de 3 a 7 anos, 90% dos cabelos se encontra nessa fase, o bulbo está recebendo sinais nervosos e nutrientes dos capilares sanguíneo, e a mitose das células tronco ocorre continuamente;
- Catágena é a fase de repouso onde o bulbo se contrai para parte mais próximo a epiderme e não recebe irrigação dos capilares e a mitose das células tronco também não ocorre nesta fase, podendo durar de 2 a 4 meses;
- Telógena é a fase em que o fio se desprende do folículo e cai, pois sinais são emitidos e um novo bulbo está em processo de desenvolvimento para um novo ciclo anágena.
Cada organismo tem sua genética onde determina o tempo do seu ciclo, isso não poderá ser alterado. Ex: Se você algum tempo teve cabelos longos, você poderá tratar os fios e te-los longos novamente, agora se você trata os fios e chegando um determinado tamanho ele não desenvolve, seu ciclo anágeno é mais curtinho.
Então, com isso entendemos que quando seu cabelo cai, todo o processo de liberação desse fio ocorreu no mínimo a 2 meses atrás. O ciclo do cabelo é respeitado, uma ação de queda do fio imediata pode ser por processos químicos ou quimioterapia e radioterapia.
Fatores que influenciam no desenvolvimento capilar;
- Má alimentação, pois os fios não adquirem forças para se desenvolver e cai constantemente;
- Baixa ferritina;
- Excesso de processos químicos, onde os fios ficam fragilizados e quebradiços;
- Uso contínuo de pranchas, pois tendem a retirada de água dos fios, os tornado frágeis, ressecados e quebradiços;
- Pouca ingestão de água, os fios ficam ressecados, opacos e quebradiços;
- Dormir com cabelos presos, pois o atrito da amarração com o travesseiro diariamente ocasiona quebra dos fios;
Então vamos tratar os fios e couro cabeludo, procurando favorecer uma fase anágena saudável.