Tricologia: é a ciência que estuda os cabelos. Uma área da saúde que visa solucionar os problemas dos cabelos e couro cabeludo. Iniciou na Inglaterra iniciados em 1902. Mas só agora vêm se popularizando no Brasil, chegando ao conhecimento dos pacientes. A queda de cabelo envolve muito mais do que beleza e estética e por isso deve ser vista como uma manifestação sutil e inicial de doenças potencialmente graves e até fatais. Entre elas alterações da tireoide, anemia, sífilis, lúpus, etc. Por esse motivo, precisa ser identificada e investigada o quanto antes por um profissional da área.
A tricologia estuda soluções para diversos distúrbios capilares que alteram a estrutura e o aspecto do cabelo, como queda e quebra dos fios, caspa, infecções e problemas no couro cabeludo. O bom atendimento inicia por uma minuciosa investigação, começando com uma (anamnese), exame físico (fios e couro cabeludo e corpo) e exames complementares. O tratamento dos fios e do couro cabeludo é feito de acordo com o diagnóstico e, por isso, a avaliação especializada é de suma importância. Se não encontrado a raiz do problema a chance de sucesso é muito pequena. https://youtu.be/KnarlaZiPvY?si=-F537rscZ7GV21Vq
Como os cabelos estão
totalmente interligados a saúde, não se consegue bons resultados em um
tratamento capilar sem associação de outros profissionais da saúde. Como:
nutricionista, hematologista, psicólogos entre outros.
Lembre-se o
tricologista busca solucionar uma anomalia relacionada ao cabelo ou couro
cabeludo e essa atividade quase sempre é feita com multidisciplinaridade.
Muito bom termos o conhecimento da importância do profissional tricologista.
ResponderExcluirOlá colega Simone Cabral, o profissional tricologista é de grande importância nas instituições de beleza, pois ele é capaz de identificar qualquer alteração no couro cabeludo ou haste capilar,,quando não estiver na sua linha de atuação, ele pode encaminhar o cliente para o profissional qualificado da área.
ExcluirAlguns casos requer ação multidisciplinar.
Abraço!!